segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"Sociedade e Individuo"

      "(...) num país como o Brasil, as relações de autoridade, por razões originárias - a colonização, a escravatura -, são fundadas no exercício de uma violência real. A autoridade não é fundada como simbólica. Ela é fundada na exibição de um poder real e na produção de uma violência real. (...) Neste país, qualquer um que ganhe menos que a classe média abastada não tem a menor autoridade simbólica. (...) Não há nenhuma chance de as crianças ficarem escutando professores que elas, ou os pais delas, consideram como socialmente fracassados. 

     Não tem nenhuma chance. Não importa construir universidades, colocar ventiladores no teto, etc. Não tem nenhum interesse. 

     O que importa é quintuplicar o salário dos professores. 

     Só se constitui autoridade simbólica, neste país, a partir de condições reais, porque a autoridade é culturalmente real e não simbólica. Isto é só um exemplo, para sabermos de onde e como, culturalmente, os problemas se criam. E só a partir daí é possível apresentar e pensar soluções que não sejam veleidades."

FONTE: CALLIGARIS, Contardo. "Sociedade e individuo". IN: FLEIG, Mário. Psicanálise e sintoma social. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1993, p. 195-196.

Nenhum comentário:

Defendendo a Humanidade - Pesquise

Pesquisa personalizada

Leia ouvindo Música


Grandes Mandamentos de Jesus O Messias

Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento e de todas as suas forças. Este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30

O segundo é: Que vos ameis uns aos outros como eu (Jesus O Messias) vos amei. João 15:12